domingo, 4 de outubro de 2015



Pensando no conceito de ábaco para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, podemos introduzir este conteúdo de maneira sutil, por meio de uma História sobre contagem de rebanhos, demonstrando o sistema decimal passo a passo.


Ainda não faz muito tempo, em certas regiões da África Ocidental, os pastores tinham um costume bem prático para contar um rebanho. Faziam desfilar os animais uns atrás dos outros. Na passagem do primeiro enfiava-se uma concha num cordão branco, outra concha na passagem do segundo animal e assim por diante.
Na passagem do décimo animal, desfazia-se o cordão branco e enfiava-se uma concha num cordão azul, associado aos grupos de dez.
Depois recomeçava-se a enfiar as conchas no cordão branco até a passagem do vigésimo animal, ocasião em que se enfiava uma segunda concha no cordão azul. Quando este cordão azul continha, por sua vez, dez conchas, cem animais tendo sido contados, desfazia-se o colar dos grupos de dez e enfiava-se uma concha num cordão vermelho, reservado dessa vez aos grupos de cem.
E assim procedia-se, sucessivamente, até o fim da contagem dos animais.
Com a contagem de 325 animais, por exemplo, 5 conchas encontravam-se enfiadas no cordão branco (unidade), 2 conchas no cordão azul (dezena) e 3 conchas no cordão vermelho (centena).

 


O ábaco nada mais é do que a mesma representação feita nos colares, só que em forma de pinos:
ATIVIDADES





POSTADO POR JÉSSICA DAMASCENO














Nenhum comentário:

Postar um comentário