Pensando no conceito de ábaco para os
alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, podemos introduzir este conteúdo de
maneira sutil, por meio de uma História sobre contagem de rebanhos,
demonstrando o sistema decimal passo a passo.
Ainda não faz muito tempo, em certas
regiões da África Ocidental, os pastores tinham um costume bem prático para
contar um rebanho. Faziam desfilar os animais uns atrás dos outros. Na passagem
do primeiro enfiava-se uma concha num cordão branco, outra concha na passagem
do segundo animal e assim por diante.
Na passagem do décimo animal,
desfazia-se o cordão branco e enfiava-se uma concha num cordão azul, associado
aos grupos de dez.
Depois recomeçava-se a enfiar as conchas
no cordão branco até a passagem do vigésimo animal, ocasião em que se enfiava
uma segunda concha no cordão azul. Quando este cordão azul continha, por sua
vez, dez conchas, cem animais tendo sido contados, desfazia-se o colar dos
grupos de dez e enfiava-se uma concha num cordão vermelho, reservado dessa vez
aos grupos de cem.
E assim procedia-se, sucessivamente, até
o fim da contagem dos animais.
Com a contagem de 325 animais, por
exemplo, 5 conchas encontravam-se enfiadas no cordão branco (unidade), 2
conchas no cordão azul (dezena) e 3 conchas no cordão vermelho (centena).
O ábaco nada mais é do que a mesma representação feita nos colares, só que
em forma de pinos:
ATIVIDADES
POSTADO POR JÉSSICA DAMASCENO
Nenhum comentário:
Postar um comentário