domingo, 25 de outubro de 2015

- O próximo passo, será o desenvolvimento de duas situações problema para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, destacando o uso da matemática em nosso dia a dia.



- Atividades realizadas com Ana Carolina, aluna do 2° ano do Ensino Fundamental.










- Esclarecendo nossa proposta de trabalho com a matemática, elaboramos um texto descrevendo os objetivos de se ensinar matemática com situações cotidianas nas escolas.



SIMPLIFICANDO A MATEMÁTICA


A matemática está presente em várias situações de nosso cotidiano, por exemplo, na nossa idade, altura, peso, na administração do salário, em jogos esportivos, nas idas às compras e muitas outras. Por isso, deve ser ensinada aos alunos de maneira prática, explicada e vivenciada com naturalidade para que este aprendizado seja significativo.
No entanto, esta proximidade que temos com a matemática nem sempre é percebida na escola, já que os professores muitas vezes se prendem ao decorar fórmulas e tabuadas, tornando a disciplina difícil e cansativa, gerando verdadeiros “analfabetos matemáticos”.
Os alunos trazem à escola suas bagagens vividas, com conhecimentos matemáticos construídos por meio de suas vivências sociais e o educador deve estar atento a estes aprendizados já adquiridos e investir para que eles se desenvolvam.
Quando este elo entre conteúdos programáticos da disciplina e experiências fazem parte da vida dos alunos, estes demonstram muito mais interesse e motivação com a matemática, percebendo que realmente é possível entender o que na prática é feito com tanta espontaneidade.


POSTADO POR JÉSSICA DAMASCENO

Nenhum comentário:

Postar um comentário