A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO
MENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO
No dia a dia, estamos com frequência realizando
cálculos, mas para isso, nem sempre dispomos de papel, lápis, caneta ou
calculadora, por isso o desenvolvimento do cálculo mental é muito importante.
No entanto, o cálculo mental não é o simples
“cálculo de cabeça”, mas sim a criação ou a apropriação de estratégias para a
resolução dos cálculos.
No ambiente escolar essa habilidade deve ser
desenvolvida gradativamente por meio de experiências na sala de aula. Por isso,
em vários momentos, o professor deve apresentar atividades para que os alunos analisem
e identifiquem as regularidades para o aprimoramento do cálculo mental.
O intuito desse trabalho persistente do
professor é fazer com que o estudante perceba que há caminhos diversos na
resolução de um mesmo problema. Além disso, é pelo cálculo mental que o aluno
aprende a realizar estimativas (ver uma conta e pensar em um resultado
aproximado), perceber as propriedades associativas (10 = 1 dezena, 12 = 1
dúzia, 100 = 1 centena, entre outras) e a decomposição dos números (10 = 5 + 5,
12 = 6 + 6, entre outras possibilidades).
Sendo assim, concluímos que a habilidade de
calcular mentalmente é constituída pela prática e, principalmente, pela
interação com outros alunos e com o professor nos momentos de discussão e
socialização dos raciocínios utilizados.
BIBLIOGRAFIA
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KAMII, Constance. A Criança e o Número. Campinas: Editora Papirus, 2000.
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TAHAN, Malba. O Homem que Calculava. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.
POSTADO
POR FABIANA BARSOTTI
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