segunda-feira, 7 de setembro de 2015

ATPS - Fundamentos e Metodologia de Matemática

ETAPA 1: PASSOS 1, 2, 3 e 4

A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO

O professor possui um papel muito importante no processo de aprendizagem das crianças e deve dominar, gostar e saber passar os conteúdos, principalmente quando o assunto é o processo inicial do conceito de números.
O docente deve buscar meios para que o aprendizado seja prazeroso e, para isso, nada melhor do que usar exemplos do cotidiano para que o entendimento dos alunos ocorra de forma eficaz.
Na adição, por exemplo, que está associada às ideias de juntar, reunir, acrescentar, além de o professor  ensinar a técnica do “vai um” ele deve incentivar e proporcionar situações onde as crianças aprendam a realizar cálculos mentalmente, para que esta operação possa ser realizada de forma natural.
Já na subtração, o professor deve mostrar aos alunos que esta operação não é apenas retirar, mas também comparar e completar, para que o aluno possa compreender problemas matemáticos que surgirão no futuro. Na realização desta operação, assim como na adição, o docente deve investir tanto nos registros, com o sistema de empréstimo, quanto nos cálculos mentais.
Ao trabalhar com a divisão, o professor quer que as crianças entendam que esta operação significa dividir, repartir e distribuir. E nada melhor do que trabalhar com materiais concretos para observar e discutir os critérios de divisão usados pelos alunos, para posteriormente passar para os registros do algoritmo.
A multiplicação deve ser passada às crianças como a soma de parcelas iguais, isso facilitará seu entendimento se compreendido desde o início do processo de aprendizagem desta operação. Além disso, existem outras possibilidades de demonstrar a multiplicação, como a organização retangular e a árvore de possibilidades que auxiliam no aprendizado.
Para que os alunos compreendam as operações matemáticas, o professor deve contar como os homens viviam na pré-história, como eles passaram a viver após um tempo, qual a importância dos números em suas vidas, o porquê de criar os agrupamentos, como eram os sistemas de numeração, egípcio, romano, chinês, babilônio e a importância dos hindus e dos árabes para o surgimento dos  numerais indo arábicos.
Desta forma os alunos passarão a construir seu pensamento matemático e o conceito de números ficará muito mais claro, facilitando no aprendizado das quatro operações matemáticas.
Nesta perspectiva, o professor percorre o caminho do aprendizado junto com seu aluno, descobrindo o prazer de ensinar e aprender matemática. Tornando assim, o processo de ensino-aprendizagem mais prático e fácil, tanto para o aluno, quanto para o docente.


APRESENTAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 5º ANO
















Produzido por Fabiana Barsotti e Jéssica Damasceno



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